Skip to content
Tudo Banco

3 Investimentos para você NÃO fazer em 2020

Conheça 3 investimentos que você deve evitar em 2020 para evitar perder dinheiro

Todo ano surgem novas oportunidades de investimento, mas junto com as novas oportunidades surgem também os falsos investimentos. Por isso resolvi escrever este artigo sobre 3 investimentos para você NÃO fazer em 2020.

Falsos investimentos são aquelas aplicações que fazemos com nosso dinheiro na esperança de obter algum retorno do valor investido, mas que na verdade não passam de ilusão ou simplesmente não oferecem um retorno financeiro viável.

Muitos desses investimentos podem até parecer boas ideias, mas na verdade pode prejudicar o seu bolso de alguma forma e até negativa-lo.

Veja quais são as três principais “promessas” desse ano que você deve evitar.

Aplicar dinheiro na Poupança

Quando falamos em investir o nosso dinheiro, uma das primeiras coisas que nos vem a mente é aplicar nosso dinheiro em conta poupança. Mas a algum tempo a poupança vem rendendo mal, e isso todos nós já sabemos.

Mas o que você ainda não sabe, é que esse tipo de investimento tem ido de mal a pior, e hoje é um dos piores investimentos.

Mas por que aplicar dinheiro na poupança não é um bom investimento?

Bom, vamos tentar simplificar essa questão. Existe uma pequena regra para contas poupança que estabelece que quando a taxa Selic estiver acima dos 8.5% ao ano, a conta poupança deve render 0,5% ao mês + TR, e se a taxa Selic estiver a baixo dos 8.5%, a sua poupança renderá 70% da taxa Selic.

Mas 70% da Taxa Selic não é melhor que 0,5% ao mês somados ao TR? Bom, apesar da diferença na porcentagem, o resultado é bem diferente do que se imagina. Atualmente a taxa Selic está em seu menor patamar histórico, com uma porcentagem de apenas 4,5%, isso significa que sua conta poupança terá um um rendimento de 3,15% anual. Talvez isso não fosse o problema, se a inflação acumulada nos últimos 12 meses não tivesse sido de apenas 3,27%, o que faz com que o rendimento da poupança esteja no negativo.

Ou seja, em 2020 não podemos da tanta credibilidade a um investimento do qual o seu rendimento esteja negativada, assim sendo, você estaria praticamente pagando para investir.

Veja também

Investimento em Consórcio

Esse é um dos queridinhos das pessoas que querem investir seu dinheiro, e que todo ano está na ponta da língua do povo brasileiro, mas que hoje vai entrar para a lista dos 3 investimentos para você não fazer em 2020.

Com alta da década de 1980 e 1990, o consórcio foi o queridinho de muitos brasileiros da época até à alguns anos atrás. O consórcio serve para facilitar um pouco mais a vida de quem deseja um bem maior como um veículo ou um imóvel mas não tem o dinheiro para comprar.

O consórcio reúne um grupo de pessoas com mesmo interesse e faz com que elas paguem mensalmente um valor, com o grande intuito de serem contemplados pelos sorteios que geralmente ocorrem mensalmente, e assim conseguindo adquirir o bem mais rapidamente. Ou para aqueles que não desejam esperar serem sorteados, podem optar por lances, ou seja, uma quantia maior do valor, e se o seu lance for o maior você poderá ter mais chances de ser contemplado aquele mês em questão.

Mas infelizmente de uns anos pra cá, muitas pessoas se tornaram ‘especialista’ nesses tipos de consórcio, e acabam entrando apenas para dar o maior lance e ter acesso a carta de crédito, vendendo mais caro posteriormente para terceiros e faturando em cima dessa transação. Isso fez com que os lances fiquem cada vez mais difíceis e mais inacessíveis.

Mas existem muitas pessoas que ainda acreditam que o consórcio se trata de um bom investimento. O que na verdade está muito longe de acontecer, afinal de contas, se você ficar inadimplente poderá sofrer consequências graves caso seja contemplado, como perder seus direitos e até ter que pagar multas e juros em cima disso, ou seja, o que deveria ser um investimento acaba se tornando um pesadelo.

Caso você não seja contemplado logo, pode ser que leve anos até que seja contemplado, e no final você receberá apenas o valor necessário para adquirir aquele bem.

Sabendo investir bem esse mesmo dinheiro gasto em consórcio, nos lances e em taxas, você poderá ter um retorno muito maior. Além de não ter obrigações e compromissos com essas empresas.

Não invista dinheiro naquilo que você não conheça

Todo mundo tem um amigo que tem uma ideia milagrosa que vai revolucionar o jeito de ganhar dinheiro e tirar a gente da lama não é mesmo? O fato é, que não existe nenhuma forma milagrosa para ficar rico da noite pro dia, mas infelizmente muitas pessoas ainda acreditam nisso.

Pense assim, se existisse alguma forma milagrosa para ficar rico, ninguém contaria pra ninguém, mas simplesmente guardaria para ela mesma além de fazer com que ela investisse cada centavo na tal “formula milagrosa”.

Se você não tem conhecimento sobre aquilo que vai investir, ou não entende sobre administração empresarial, investimentos em geral, vendas e outros lances, não gaste seu dinheiro atoa. Invista apenas naquilo que você tenha conhecimento, caso contrário a chance de você perder seu dinheiro é grande.