Skip to content
Tudo Banco

Detran BA – Como Emitir 2ª Via de IPVA, DVAT e Multas

Saiba agora como tirar a segunda via e regularizar sua situação com o Detran da Bahia.

Quem tem veículos sabe que todo ano é necessário regularizar a situação do seu veículo para poder usufruir do mesmo em condições legais junto ao órgão responsável, que na Bahia é o Detran BA.

Mas muitas pessoas ainda não sabem como consultar e emitir a segunda via do seguro DPVAT ou do IPVA, nem mesmo como consultar as multas que foram lançadas no sistema. Pois hoje vocês vão aprender tudo isso e ainda descobrir como consultar a situação do veículo junto ao Detran BA antes de comprar ou vender por exemplo.

Vale lembrar que este artigo é voltado para aqueles que possuem veículo no estado da Bahia, e pode não ter efeito sobre moradores de outro estados.

O que é IPVA e DPVAT?

Antes de falarmos sobre como emitir a segunda via do seu DPVAT e do seu IPVA, vamos primeiro falar um pouco sobre esses impostos, seus significados e para que servem.

IPVA: O IPVA é a sigla de Imposto sobre Proprietários de Veículos Automotores. Este imposto é estadual, e é um imposto para arrecadar fundos sobre proprietários de veículos automotores, independente de qual seja o veículo. A alíquota do IPVA pode variar de estado para estado com base no Governo, e o órgão responsável pelo controle desse imposto é o Detran de cada estado, este artigo em questão fala apenas pelo estado da Bahia, por isso foi notificado no começo do artigo que se trataria de informações baseadas apenas no Detran BA.

DPVAT: Já o DPVAT é o Seguro de Danos Pessoais causados por Veículos Automotores Terrestres. Este é o famoso “seguro obrigatório” e tem como finalidade servir como auxilio para pessoas que sofrem algum tipo de dano causado por veículos automotores terrestres. Este seguro pode ser pago anualmente em cota única, ou pode ser parcelado junto com o IPVA.

Veja também

Como tirar segunda via de IPVA e DPVAT no Detran BA

Agora que você sabe o que significa esses impostos e seguros pagos no documento do seu veículo, certamente tem interesse em saber como conseguir consultar o seu documentos DPVAT e IPVA, e de antemão posso dizer que é um processo bem simples e seguro.

Lembrando mais uma vez que este passo a passo serve apenas para o Detran da Bahia

Para conseguir ter acesso e consultar os valores do seu IPVA e do DPVAT no Detran BAHIA é muito fácil, basta você ter em mãos o número do seu RENAVAM e seguir os passos a baixo:

  1. Acesse o site oficial do Detran BA
  2. Já na página inicial do site do Detran, você verá a seção Serviços / Veículos
  3. Clique em Licenciamento – DPVAT, IPVA e multas
  4. Do lado esquerdo da tela, clique em serviços online ou clique aqui

Detran BA - Licenciamento

Na página que abriu, basta você digitar o número do seu RENAVAM e responder o captcha e clicar em pesquisar.

Consultar Renavam - Detran Bahia

Se tudo estiver correto você terá acesso as informações do seu veículo e consultar os valores do seu IPVA, Seguro Obrigatório e também se houve ou não multas. Além disso, poderá emitir a segunda via para pagamentos e saber mais informações caso necessário.