Skip to content
Tudo Banco

Dicas de segurança para quem tem cartão de crédito

Se você é um usuário de cartão de crédito, precisa saber dessas dicas de segurança para o seu cartão.

Como manter cartão de crédito seguro

Hoje em dia é muito fácil ter um cartão de crédito, mas nem todo mundo sabe como manter seus cartões em segurança. Por isso separamos X dicas ótimas para você manter seu cartão de crédito e débito em segurança e levar uma vida financeira mais segura.

Quando falamos em segurança do cartão de crédito, as pessoas pensam apenas nas básicas, não compartilhar a senha com desconhecidos ou apenas não colar um papel com a senha no cartão. Na verdade, esses dois itens parecem ser para muitos brasileiros o fator chave de segurança.

Na verdade existem mais coisas que precisam ser cuidadas e que muitas vezes passam despercebidas pelos usuários de cartão que precisam ser corrigidas. Veja a seguir algumas dicas maravilhosas que separamos para você manter seus cartões seguros.

Não saia de casa com todos seus cartões, a menos que seja necessário

Muitos homens e mulheres vão para a balada, no super mercado ou apenas saem de casa com suas bolsas e carteiras cheias de cartões de créditos que muitas vezes nem usam.

Isso pode ser uma atitude muito arriscada, principalmente para quem possui muitos cartões ativos. Imagine que você perca sua bolsa ou carteira com diversos cartões e acabe perdendo ou pior, sendo assaltado?

Seus cartões em mãos erradas podem gerar muitas dores de cabeça a você, mas o motivo de evitar sair com muitos cartões podem ir além do simples fato de perde-los. Muitas pessoas se quer lembram dos cartões que tem, principalmente os que não recebem fatura ou não possuem anuidade e de certa forma ficam “esquecidos”.

O que acontece é que esses cartões que ficam esquecidos, podem ser esquecidos também na hora de fazer cancela-los, foi o que aconteceu com uma de nossas leitoras, Najila Almeida.

Najila escreveu um email pra gente contando um caso que aconteceu com ela:

… Perdi minha carteira com 5 cartões de créditos em uma balada, no dia seguinte cancelei 4 dos meus cartões, e esqueci um que eu tinha apenas por ter, pois mal usava ele. O resultado é que quem achou começou efetuar compras com ele, e gastou os R$1.400,00 que havia de limite, e eu só soube quando a fatura chegou. Tive muita dor de cabeça para cancelar o cartão e provar que as compras não foram feitas por mim, por pouco não sujei meu nome.

Isso acontece com frequência, então só carregue com você cartões que tenha o hábito de usar e que realmente vai usa-lo.

Veja também

Não tire fotos do seu cartão de crédito

Evite o máximo que puder tirar fotos do seu cartão de crédito, pode parecer besteira, mas é uma ótima dica de segurança. Milhares de usuários de cartões costumam tirar fotos do cartão para comprar na internet quando não estiver com eles em mãos ou até para “emprestar” para alguém fazer compras.

Acontece que muitas vezes a pessoa que recebe a foto pode compartilha-la com pessoas mal intencionadas, ainda que sem querer pode por em risco a integridade do seu crédito.

Além disso, assim como a dica a cima você pode perder seu celular, o que seria já um enorme prejuízo, mas quem acha-lo pode fuçar suas coisas e encontrar fotos do seu cartão, e fazer compras online com ele.

Não use a mesma senha em seus cartões

Ainda existem pessoas que além de sair com vários cartões de créditos, utilizam a mesma senha em todos os seus cartões, e isso pode ser um grande risco.

A senha do seu cartão é uma das principais medidas de segurança dele, evite utilizar as mesmas senhas em todos os seus cartões, ainda que seja um método utilizado para que você “se lembre de todas as senhas” essa medida pode ser bastante arriscada.

Manter a mesma senha em seus cartões pode ser um perigo, principalmente se quem deseja rouba-lo for alguém próximo a você e que saiba que você usa as mesmas senhas. Evite números sequenciais nas suas senhas também, senhas como 1234? NUNCA!

Não deixe seus cartões em locais visíveis

Sabe aquela mania de deixar o cartão em cima da mesa da sala junto com suas chaves? Pois é, esqueça! Evite ao máximo deixar seu cartão visível, pois apenas com o número do cartão e o código de segurança do mesmo já é possível fazer compras online.

Confiar apenas na senha que seu cartão possui é algo que já não se deve mais ser feito. E é um erro muito comum no dia a dia dos brasileiros hoje em dia. Ainda vejo muitas pessoas que pagam bebidas em bar e deixam seu cartão exposto em cima da mesa enquanto estão distraídas mexendo no celular ou vão visitar amigos e parentes e largam a carteira com os cartões em lugares expostos.

Quanto mais difícil for o acesso as informações dos seus cartões, mas seguro você estará.

Não faça compras em sites desconhecidos

Ainda é grande o número de pessoas que são vítimas de fraudes no cartão de crédito devido a tentativas de compras em sites desconhecidos. Milhares de brasileiros são prejudicados todos os anos por conta disso.

Evite fazer compras em sites que você não conheça, verifique sempre se o endereço do site que você está acessando é realmente o site oficial do site. E sempre pesquise sobre a reputação da empresa antes de comprar.

Não se deixe levar por preços baixos demais, este é um dos principais motivos que levam as pessoas a comprar em sites desconhecidos ou falsos. Fique sempre alerta em relação a preços, na dúvida consulte alguém que já tenha feito compras online ou que entenda um pouco mais sobre compras na internet.

Medidas de seguranças para você proteger seu cartão de crédito

Para concluir esse artigo, veja a seguir mais uma série de medidas de segurança que você pode está adotando para proteger o seu cartão e continuar utilizando em segurança:

  • Não empreste seu cartão a qualquer um;
  • Não anote sua senha no cartão;
  • Crie o hábito de consultar suas compras periodicamente em seu cartão, quanto mais rápido identificar uma compra suspeita, mas rápido poderá tomar as decisões necessárias;
  • Não tire fotos dos seus cartões;
  • Não salve o número do seu cartão, ou senha em computadores e navegadores;
  • Habilite a opção para receber notificações em seu celular caso alguém efetue compras com seu cartão;
  • Não confie o código de segurança do seu cartão a ninguém (os três números impressos geralmente no verso do cartão);

E você? Tem alguma dica para compartilhar com a gente? Deixe nos comentários!